SANTALUZ REALIZA A SEMANA DA LUTA ANTIMANICOMIAL

Está acontecendo em Santaluz, na Praça Ezequiel Cardoso, atividades direcionadas à Semana da Luta Antimanicomial. As ações começaram nesta segunda-feira, 15, e estão sendo realizadas pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF e o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, com apoio das Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social.
 
Sempre pela manhã, ações como danças, palestras e atividades físicas estão sendo oferecidas aos usuários do CAPS e seus familiares, como forma de promover a interação entre eles, mostrando que a presença da família é importante para pessoas que vivem com algum transtorno.
 
Instituído em 1987, o Movimento Antimanicomial tem como característica a luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental. Dentro dessa batalha, está o combate à ideia de que se deve isolar o paciente, baseada apenas nos preconceitos que cercam a doença mental. O objetivo é mostrar que, como todo cidadão, essas pessoas têm o direito fundamental à liberdade, o direito a viver em sociedade, além do direito a receber cuidado e tratamento sem que, para isso, tenham que abrir mão de seu lugar na sociedade.
 
A programação segue até quinta-feira, dia 18, quando será promovida uma audiência pública sobre o assunto no Auditório Lindaura Carneiro, CENOS.
 
Por: Departamento de Comunicação – PMS.