SANTALUZ PARTICIPA DA 1ª CONFERÊNCIA MACRORREGIONAL DA SAÚDE DA MULHER

Visando discutir eixos fundamentais dentro do contexto da Saúde da Mulher, aconteceu entre 30 e 31 de maio, na Faculdade de Tecnologia e Ciências – FTC de Feira de Santana, a 1ª Conferência Macrorregional da Saúde da Mulher, tendo a participação de representantes do município de Santaluz.

Diversos profissionais participaram de uma discussão sobre práticas e serviços municipais de saúde, com foco na oferta de procedimentos para a mulher, bem como seus direitos e a necessidade de desenvolvimento de políticas públicas para atender o público feminino e suas necessidades.

Um dos pontos abordados no evento diz respeito as dificuldades encontradas por gestantes, por exemplo, ao tentar acessar serviços de maior complexidade, dentro da estrutura do Sistema Único de Saúde – SUS, que na maioria das vezes os municípios acabam não conseguindo transferência, nem vagas para o atendimento.

Membros do Conselho Municipal de Saúde de Santaluz estiveram presentes e representando a Secretaria Municipal de Saúde, participaram Valter Vieira do Centro de Apoio aos Interesses Comunitários – CEAIC, Amilcar representando os Agentes Comunitários de Saúde e as enfermeiras Renata e Danuza, que externaram satisfação em participar do encontro, afirmando que a gestão e a Prefeita Quitéria Carneiro dão apoio e condições de trabalho importantes, o que possibilita a oferta de uma atenção especial à saúde da mulher no município.