OPERAÇÃO DE COMBATE A SECA ABRE BARREIROS EM COMUNIDADES DA ZONA RURAL DE SANTALUZ

A Prefeitura de Santaluz firmou parcerias para a abertura de diversos novos barreiros pela zona rural do município. São comunidades afetadas com a estiagem e que agora estão preparadas para receber as chuvas.

Dona Tereza, moradora de Quixaba, comemorou com entusiamo a abertura de um barreiro na sua comunidade, já que era um desejo antigo e agora se torna realidade. A agricultora disse que reza para que chova bem, porque o intuito é usar a água para plantar e no consumo animal.

A ação faz parte da Operação de Combate a Seca, que a prefeitura executa em parceria com o Governo do Estado, Governo Federal e o Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sisal – CONSISAL. Duas comunidades já contam com seus barreiros, que são Quixaba e Porco. Nos próximos dias outras localidades passarão a receber o benefício.

Dentro da operação, assim como a construção de barreiros, já foram recuperados 05 poços artesianos com a implantação de sistema de dessalinizadores e a limpeza e recuperação da barragem do Açude do Barreirinho, além de outras ações em desenvolvimento.