MULHER, AMOR PRÓPRIO É VIDA! PREVINA-SE!

O mês de outubro é considerado o período de alerta sobre os riscos que a mulher tem de contrair o Câncer de Mama e a Prefeitura de Santaluz entra nessa luta, afim de chamar atenção das mulheres Luzenses, diante da necessidade de se adotar cuidados e a busca pela prevenção.

De acordo com o site G1, atualmente, quase 50% das pacientes atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) descobrem o câncer em estágio metastático, ou seja, quando não há mais a possibilidade de tratamento. Para 2017, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que serão diagnosticados mais de 57.820 novos casos.

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos.

A idade é um dos mais importantes fatores de risco para a doença, onde cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos. Com isso, mulheres que se encontram na faixa etária entre 50 à 69 anos precisam fazer uma mamografia de rastreamento.

Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como:

– Praticar atividade física regularmente;
– Alimentar-se de forma saudável;
– Manter o peso corporal adequado;
– Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
– Amamentar

Fique ligada, quem tem amor próprio se cuida.

Por Departamento de Comunicação – PMS.