CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA GRIPE COMEÇOU SEGUNDA-FEIRA E VAI ATÉ 26 DE MAIO

Começou segunda-feira, em Santaluz, a Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza. O processo é coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde e executado pela Vigilância Epidemiológica do município.

De 17 à 20 de abril, apenas os profissionais de saúde serão imunizados. A meta é vacinar todos os grupos prioritários em situação de vulnerabilidade. A 19ª Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza, mais conhecida como gripe, vai atender o público-alvo, que é formado pelas crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas, maiores de 60 anos, de 12 a 21 anos de idade, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (comorbidades), além de professores das redes pública e privada.

A vacina estará disponível em todas as unidades de saúde da família, da sede e zona rural de Santaluz, mas o Dia D acontecerá em 13 de maio para a população em geral. A vacina garante proteção contra três tipos de vírus (H1N1, H3N2 e B). A campanha acontece neste período, que antecede o inverno, porque aumentam os casos de gripe, sendo extremamente importante. O agravamento da doença nesses grupos pode levar até à morte.

Influenza – Também conhecida como gripe, é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-condicionadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.

Por: Departamento de Comunicação – PMS.