7ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DEBATE DEMANDAS SOBRE A SAÚDE DE SANTALUZ

Ocorreu na Associação Atlética Banco do Brasil – AABB de Santaluz, nesta segunda-feira, dia 31 de julho, a 7ª Conferência Municipal de Saúde, com o tema “Saúde, feita por mim e por você”. O evento contou com a presença de representantes dos diversos segmentos da sociedade, funcionários e profissionais da área, membros do Conselho Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde.

Com a participação da Prefeita Quitéria Carneiro, o encontro debateu as demandas necessárias, dentro do aspecto da saúde do município, gerando a elaboração de um Plano Municipal de Saúde. Quitéria externou seu compromisso e o de sua gestão em buscar a cada dia o melhoramento na saúde de Santaluz, reafirmando que a área é uma das mais prioritárias, dentro da administração municipal. Segundo a gestora, o plano elaborado será uma grande oportunidade de conhecimento e entendimento, das reais necessidades que a saúde do município tem.

Um dos momentos importantes do evento aconteceu quando houve a palestra, focada no tema central da conferência, apresentada pela Mestra em Saúde Coletiva, Patrícia Freitas Martins. A palestrante falou sobre a necessidade de se construir uma saúde melhor, a nível nacional, destacando o serviço oferecido pelo Sistema Único de Saúde – SUS, que segundo ela, é de grande importância para o cidadão, mesmo não sendo uma política pronta. Para Patrícia, o SUS precisa ser feito diariamente, por todos.

A Secretária Municipal de Saúde, Jamile Sena, comemorou o sucesso do evento, destacando o número satisfatório da participação popular. A secretária afirmou que não esperava a quantidade de participantes no evento. Para o médico Felipe Ferreira, a conferência foi importante por envolver todas as classes, que fazem a saúde acontecer, num momento em que se planejou utilizar os princípios do SUS, em cada localidade e de acordo com a realidade do município.